Negócios, varejo, atacado, distribuição, marketing, lançamento de produtos.

Dia do Gato

 

A população de gatos no Brasil só vem crescendo. Hoje, são 23 milhões e a expectativa é ultrapassar 30 milhões até 2022, registrando a segunda maior população de pets do mundo, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. Para celebrar o Dia Mundial do Gato, comemorado nesse domingo, 17 de fevereiro, a Cencosud Brasil, que reúne as redes GBarbosa, Prezunic, Bretas, Perini e Mercantil, destaca a variedade de itens e revela curiosidades sobre a venda dos produtos para os bichanos. No supermercado, a venda de alimentos para gatos representa cerca de 33% do segmento de alimentos para pets.

 O número de gatos por residência só vem crescendo. “No início de 2017, somente 10% dos lares tinham três gatos em casa. Mas, de um ano para cá, o mesmo levantamento mostrou que a porcentagem subiu para 16%. A grande proporção ainda são os felinos filhos únicos, que representam 65% dos lares, seguidos dos que possuem apenas um irmão ou irmã com 19%”, explica José Nilton de Paula, gerente de produtos pets da Cencosud Brasil.

Em Goiás, a loja Bretas que mais vende ração para gato é do Jataí Shopping, já no Bretas de Minas Gerais é a loja de Uberlândia, Tancredo Neves. No Prezunic, no Rio de Janeiro, é a loja do Recreio. No GBarbosa, em Sergipe, é a loja Hiper Jardins.

O gasto médio com alimentação para gatos é de R$ 189 por mês, segundo dados do SPC Brasil e da CNDL. Os produtos que registram o maior crescimento de venda no último ano são as rações úmidas, com 12,5%; seguidos dos snacks, com aumento de 8,1%. A atenção que as famílias têm com a alimentação saudável, cuidados com a saúde e bem-estar dos bichinhos é colocada sempre em primeiro lugar. A pesquisa mostra, ainda, que 33% dos donos de pets optam por itens que vão além do básico, e 21% nunca deixam de comprar algo para seus animais de estimação por falta de dinheiro.

A empresa prioriza a variedade de sabores dos sachês. “Gato é um bicho exigente no paladar e não gosta de comer a mesma coisa todos os dias. Ter boas opções de marca de areia higiênica é fundamental, porque eles são muito limpos e, nem eles e nem os donos, gostam de ficar sentindo o cheiro do xixi e das fezes”, pontua José Nilton.

Um gato, em média, consome 71 gramas de ração por dia. Para contribuir com a economia familiar, a Cencosud realiza sempre nos meses de Abril e Agosto o Festival Pet, com descontos em todos os produtos para gatos, além de ações de compre e ganhe e a realização de uma feira de adoção em algumas unidades dos supermercados.

O gerente de produtos para pet comenta que, além de rações tradicionais e especiais, os petiscos fazem sucesso. “O segmento de alimentos para animais domésticos cresce ano após ano, mas ainda estamos muito abaixo se comparados a outros países. Oferecemos a linha fundamental para gatos como rações secas e úmidas, areia higiênica e snacks. Nos preocupamos em oferecer itens de ótima qualidade, com preço justo, que atendam a todas as necessidades das mães e pais de gatos” conclui o gerente