Negócios, varejo, atacado, distribuição, marketing, lançamento de produtos.

Azeite de oliva do Chile é extravirgem de verdade

 

Produzido através de um trabalho delicado e rigoroso, que procura preservar ao máximo a integridade das azeitonas, o azeite de oliva do Chile tem conquistado cada vez mais o paladar dos brasileiros e vem aumentando sua presença em restaurantes, supermercados e empórios do Brasil.

Um dos principais atributos é sua origem: o Chile é reconhecidamente um país com alta segurança e confiabilidade alimentar, o que garante um azeite de oliva livre de fraudes e de qualidade.

O sistema de produção de azeites chilenos é integralmente organizado no mesmo campo em que são plantadas as frutas: em menos de 12 horas, a azeitona é colhida e o azeite é extraído. A partir daí, chegam à mesa dos consumidores azeites de oliva verdadeiramente extravirgens, frescos, com equilíbrio entre seus matizes picantes e amargos, além, claro, dos benefícios que um bom azeite traz para a saúde.

 

Amplamente utilizado em pratos e preparações salgadas, o consumidor brasileiro vem descobrindo o prazer de harmonizar azeite de oliva do Chile com receitas doces, como mousse de chocolate e sorvete.

 

No mercado brasileiro já estão os azeites da safra 2017, que deu origem a produtos que não ultrapassam 0,2% de acidez, o que os torna extravirgens da mais alta qualidade, pois registram níveis bastante baixos em relação ao máximo de acidez que um azeite deve ter para ser considerado extravirgem: 0,8%. A baixa acidez indica que a matéria-prima da qual o azeite foi extraído foi perfeitamente escolhida, ou seja, azeitonas saudáveis e frescas.

Aproximadamente 70% das plantações de oliveiras chilenas estão destinadas à produção de azeites de oliva extravirgem e 30% para produção de azeitona de mesa. Os azeites são monovarietais (elaborados com apenas um tipo de azeitona) ou blends (quando se mesclam mais de dois tipos de frutos). Atualmente, são 24 mil hectares de oliveiras plantadas e uma produção de mais de 17 mil toneladas de azeite de oliva extravirgem entre os meses de maio, junho e julho. As principais variedades cultivadas são Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Frantoio, Leccino, Coratina e Picual.

 

Exportações

As vantagens geográficas aliadas à tecnologia de ponta utilizada no Chile resultam em um produto que tem chamado a atenção de consumidores e profissionais da área gastronômica em todo o mundo. O Chile tem aproximadamente 40 usinas (planta de processamento), que em 2017 produziram cerca de 19 mil toneladas de azeite extravirgem, 11,77% a mais do que no ano passado. Em 2016, 66% do total de azeite engarrafado chileno foram enviados ao Brasil.

 

“O Brasil está em 2º lugar em nosso ranking de exportações de azeite de oliva. A confiança dos brasileiros na qualidade dos alimentos do Chile é parte do êxito das exportações de azeites para o País. A isso, somam-se o frescor, os sabores frescos e os benefícios nutricionais dos nossos azeites, características bastante importantes no momento da decisão de compra do produto”, explica Gabriela Moglia, gerente da associação ChileOliva, que reúne 34 dos principais produtores de azeite de oliva extravirgem chileno.

 

O aumento no envio dos produtos para o mercado brasileiro reforça o sucesso das ações realizadas pela marca setorial Chile Azeite de Oliva, criada e gerenciada pela associação ChileOliva, que tem como principal objetivo demonstrar a qualidade premium do produto e posicioná-lo em canais de varejo e food service, entre a mídia especializada e os consumidores.

 

ChileOliva

Os principais produtores estão agrupados na Associação ChileOliva, com 34 empresas associadas, que concentram mais de 93% de participação na indústria. Atualmente, o Chile possui por volta de 24 mil hectares plantadas e 40 moinhos que produzem mais de 17 mil toneladas de azeite de oliva extra virgem. A colheita acontece nos meses de maio, junho e julho. Mais informações: www.chileoliva.cl.