Negócios, varejo, atacado, distribuição, marketing, lançamento de produtos.

Mais recursos para encarar o futuro

Nos últimos dias, tem crescido, em todo o mundo, um movimento em prol dos pequenos empreendedores, por conta dos reflexos do novo coronavírus. A razão para todo esse apoio popular é que são eles, os pequenos e microempreendedores, os que mais sofrem com as determinações de isolamento social e a consequente queda abrupta do consumo, principalmente em lojas físicas.

Junior Borges, proprietário da Padaria Fortaleza, em Blumenau

De acordo com dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com o fechamento dos shoppings centers e comércio, em geral, “para vendas a prazo e a vista nas lojas apresentaram queda de 16,3%, só no fim de semana do dia 13 de março, em comparação com o anterior”.

“A retração da economia já é um cenário esperado, mas, a transformação digital na gestão de clientes e negócios é fundamental para trazer um respiro aos empreendedores e desacelerar um pouco essa retração. As empresas que já vinham apostando nisso são as que estão tendo menos dificuldades com as mudanças na forma de oferecer seus produtos, porque contam com inteligência de dados e não dependem apenas da presença física, ou iniciativa do cliente em entrar em contato com o estabelecimento, para o funcionamento do negócio”, destaca Roberto Freire, CEO Américas da myWorld– operadora da Cashback World no Brasil.

Isso, de fato, vem sendo comprovado por microempreendedores e também pequenas e médias empresas. Os que já tinham investido, anteriormente, em algum tipo de digitalização do negócio, como programas de fidelidade e CRM, por exemplo, têm agora à disposição ferramentas para manter suas empresas em funcionamento. Nesse momento de mudança nos hábitos de consumo, esse tipo de informação online e leituras de target são fundamentais para o empreendedor, que consegue ter desde contatos, até preferências de produtos, histórico de compras, perfil do público e outros dados para fazer sua comunicação e ofertas.

“O período atual está complicado, mas, estou conseguindo manter meu negócio com a ajuda de ferramentas que o programa de fidelidade me oferece, como por exemplo a Newsletter para avisar os clientes das novidades e promoções. Vou oferecer também vouchers de desconto, que vou implementar durante essa próxima semana, para aumentar a recorrência de compras. Com os dados que tenho deles e informações de compras, por meio do Cashback World Partner, eu consigo ser mais assertivo na minha comunicação e continuar vendendo meus produtos de forma estratégica”, afirma Júnior Borges, dono da Padaria Fortaleza em Blumenau.

Borges conta que adquiriu o programa em 2013 e hoje já soma mais de 2.600 pessoas cadastradas em sua plataforma, que estão levando a marca em sua carteira ou diretamente no celular pelo aplicativo, além de que todos eles podem ter benefícios diferenciados na Padaria Fortaleza e em todas as Empresas Parceiras e e-Commerces da plataforma da Cashback World. A leitura inteligente dos dados de seus clientes cria a possibilidade de comunicação personalizada, que é uma das vantagens apontadas pelo empreendedor.

Outra vantagem para o pequeno e microempreendedor é a possibilidade de agir independentemente de empresas de delivery, que ficam com uma parcela da margem de lucro.

Margarida Moura e José Moraes, proprietários do Mafa pet Mafagafinhos Pet Shop, em Curitiba

Margarida Moura, sócia-proprietária do Mafa Pet em Curitiba, também acredita que está em vantagem frente aos outros pet shops da região. “Hoje ainda não se percebe muito o efeito financeiro, mas nos próximos meses, as pessoas tendem a ficar com o orçamento mais apertado e oferecer Cashback será uma excelente ferramenta para auxiliar o cliente a economizar e incentivá-lo a voltar”, conta Margarida, que viu o movimento começar a cair nos últimos dias, apesar de seu negócio ser dos serviços essenciais permitidos. “Eu consigo oferecer diferenciais para o meu cliente que vai poder usufruir dos benefícios de compras aqui e em várias outras lojas de ramos diferentes, que fazem parte da plataforma. Ele vai ter a oportunidade de economizar em todas as compras e nós estaremos ajudando com que isso aconteça, fomentando também o comércio da região”, conta Margarida.


Margarida Moura e José Moraes, proprietários do Mafa pet Mafagafinhos Pet Shop, em Curitiba

Mesmo para quem ainda não tem um programa do tipo e essa base de dados consolidada, o Cashback World Partner entrega a possibilidade de pequenas, médias e grandes empresas, além de franquias criarem seu próprio programa de fidelidade de forma diferenciada e a um ótimo custo benefício. Esse programa faz parte de uma das maiores Comunidades de Compras do mundo, a Cashback World, que além de possuir negócios ativos em todas as regiões do país, está presente em 49 países no mundo.

Algumas das vantagens pontuadas por empresas que já aderiram a solução são: sistema que roda todo em plataforma web sem vínculo com meios de pagamentos; a implementação com CRM (gestão do relacionamento com o cliente), de forma mais ágil e personalizada para a marca, por meio de um portal online com informações detalhadas sobre a atividade de seu público na Comunidade de Compras. Além disso, o Cashback World Partner traz visibilidade às Empresas Parceiras por participarem de um programa global com muitas oportunidades B2B (business to business) e contempla benefícios atrativos, como o Bônus de Marketing, no qual a empresa fatura também engajando seus clientes a realizarem compras em outras Empresas Parceiras da comunidade global da Cashback World.

Sobre a Cashback World

Comunidade internacional de Compras multicanal e mutissetorial, a Cashback World oferece benefícios atraentes de compras (Cashback e Shopping Points) para clientes que desejam economizar dinheiro comprando em todo o mundo, tanto online como em lojas físicas. Além disso, a Cashback World oferece às Empresas Parceiras um programa de fidelidade de clientes inovador e descomplicado, permitindo que eles se tornem parte deste mundo. Atualmente, a Cashback World está ativa em 49 países, onde mais de mais de 14 milhões de consumidores desfrutam de benefícios de compras em aproximadamente 140.000 Empresas Parceiras globalmente.