Negócios, varejo, atacado, distribuição, marketing, lançamento de produtos.

Tour ao seu centro de Inovação ao cliente

A pandemia de Covid-19 trouxe desafios para empresas atuando em diferentes segmentos, que tiveram que adaptar uma série de processos para manter suas operações. Na indústria de alimentos e bebidas, o desenvolvimento de novos produtos e a realização de testes de formulação estão acontecendo remotamente, de modo que fabricantes não tenham seus cronogramas amplamente afetados pelas medidas de distanciamento social e restrições de locomoção.

Fabricante de soluções de processamento e envase de alimentos e bebidas, a Tetra Pak lançou um tour virtual pelo seu Centro de Inovação ao Cliente como forma de estimular a cocriação e a inovação no setor. A ferramenta apresenta toda a estrutura do local e simula a mesma experiência vivenciada pelos clientes em visitas presenciais. Com o apoio da ferramenta, clientes podem conhecer novos modelos de embalagens, trabalhar em protótipos e acelerar o desenvolvimento de novos produtos.

O tour virtual ao Centro de Inovação ao Cliente da Tetra Pak também permite acesso à planta piloto instalada no local. Equipada com as mesmas máquinas utilizadas na indústria, a planta é utilizada para a execução de testes de formulação de alimentos e bebidas, permitindo que clientes avaliem o desempenho e integração de diferentes ingredientes e o aspecto final do produto – sabor, aroma, viscosidade, coloração.

Desde maio, os testes na planta piloto têm acontecido de forma remota, com clientes enviando os ingredientes e indicando as etapas de processamento que devem ser seguidas, enquanto especialistas da Tetra Pak executam os testes no local. Durante todo o dia o cliente recebe informações e atualizações. Chamadas de vídeo também são feitas para que o cliente tenha a mesma experiência que teria em um teste presencial.

“Em muitos casos, o cliente não está testando aspectos sensoriais, mas algumas características gerais da formulação. Os testes remotos fornecem as respostas que o cliente está procurando ao mesmo tempo em que otimiza o seu tempo, já que toda a parte operacional é confiada à Tetra Pak sem que ele tenha que se deslocar até o nosso site”, explica Julia Sotera, diretora de Serviços de Marketing da Tetra Pak para as Américas.

Entre aspectos da formulação que podem ser testados remotamente estão a estabilidade dos ingredientes (como eles reagem quando misturados), coloração e validade do produto. No caso de clientes que precisam testar aspectos sensoriais, como sabor, aroma e viscosidade, a depender da urgência, uma autorização especial é emitida para que uma pessoa do cliente participe dos testes in loco. Todas as medidas de proteção individual, de higienização e de distanciamento seguidas pelos funcionários da Tetra Pak são aplicáveis a pessoas visitando os sites da empresa.

Desde o seu lançamento, em julho de 2017, o Centro de Inovação ao Cliente da Tetra Pak já recebeu cerca de duzentas vistas. A cada dois produtos desenvolvidos ou testados no local em um período de um ano, um chegou às gôndolas do mercado. Dentre lançamentos recentes que foram desenvolvidos ou testados no local estão bebidas vegetais, novas linhas de produtos funcionais e cold brews (cafés gelados). Além do Brasil, o local suporta o processo de inovação de clientes da Tetra Pak em outras regiões da América Latina.