Negócios, varejo, atacado, distribuição, marketing, lançamento de produtos.

Artecola

Alta performance e resistência em qualquer ambiente é o que oferece a família Artemelt PUR de adesivos hot melt. Em parceria com a italiana Taka, a Artecola oferece adesivos em poliuretano reativo para os mercados de Móveis, Madeira e Esquadrias. Com desempenho muito superior ao de outras tecnologias, o Artemelt PUR resiste a temperaturas de até 150° C e mantém a colagem mesmo em locais extremamente úmidos, entre outras características. “É um produto monocomponente e isento de solventes, que ainda proporciona velocidade de processo nas aplicações”, enumera Fernando Cardoso, Gerente de Mercado da Artecola.
 
O adesivo PUR é indicado para recobrimento de perfis de esquadrias em geral, (portas, janelas, marcos de portas), tanto em madeira, como PVC, alumínio ou outro material. A família Artemelt PUR também garante resultado muito mais eficiente na colagem de fitas de borda e laminação plana. “As vantagens competitivas do PUR nesses segmentos é inquestionável. Além de maior resistência, otimização de processo e redução do uso de solventes, o adesivo apresenta maior rendimento e boa adesão a diversos substratos”, afirma Cardoso. O Artemelt PUR também é isento de formaldeído, substância de alto potencial carcinogênico.
 
A resistência ao calor chega a ser quase 90% superior, na comparação com adesivos EVA, e 15% melhor na relação com adesivos à base de poliamidas. Tanta superioridade neste e em outros aspectos se explica pelo processo de colagem, que ocorre em duas etapas no adesivo PUR. “Enquanto as demais tecnologias possuem apenas o estágio de cura físico, o PUR mantém os estágios físico e químico. Depois da cura física, vem a etapa química, com a reticulação, por isso a performance diferenciada”, explica o Gerente.
 
A parceria entre a Artecola e a TAKA envolve um completo portfólio, com formulações especialmente projetadas para aplicação com diversos equipamentos. Os adesivos também se aplicam à colagem de lombadas de livros, no setor gráfico.
 
A ARTECOLA - Com 72 anos de história, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Na atual estrutura, a empresa conta com três áreas de negócios: Indústria, Consumo e Extrusão, atuando com adesivos e laminados para diferentes mercados. No Brasil, a empresa mantém unidades no Rio Grande do Sul e em São Paulo, e está presente em outros cinco países da América Latina (Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru), com um total de nove plantas produtivas. Mais informações podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br.