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13 mil toneladas de tilápia em 2022

Um dos planos da estratégia da BTJ AQUA era iniciar a comercialização de tilápia para o mercado de Food Service. Para isso, a empresa familiar comandada por quatro irmãos da família Torquato Junqueira Franco, Felipe, Thiago, Manuela e Henrique, com a mentoria do pai, Celso, firmou uma parceria com a Galunion Consultoria, especializada no mercado de alimentação fora do lar. O objetivo era estruturar o negócio para um âmbito mais estratégico, mapeando oportunidades de outros produtos relacionados à proteína do peixe. Hoje, o principal produto é o filé de tilápia, mas há vários outros cortes que não são muito aproveitados no Brasil. Graças ao trabalho desenvolvido com a consultoria, foram traçados planejamentos e parcerias junto a outras empresas, para desenvolver outros cortes que não tinham um valor significativo na cadeia produtiva do mercado de alimentação. Dessa forma, foi feito um estudo com base na visão estratégica e global, buscando um novo posicionamento de mercado e de marca para que a BTJ AQUA pudesse fazer um atendimento de qualidade às marcas de Food Service que atuam no Brasil.

Segundo Felipe Torquato Junqueira Franco, diretor da BTJ FOODs, braço frigorífico do grupo, a trajetória da família é focada no agronegócio. Tudo começou em 2012, quando o pai entrou para a sociedade na piscicultura Fish Company, em Sud Mennucci, cidade do interior do estado de São Paulo. Para que todos pudessem trabalhar juntos, seguindo os passos e a trajetória do empresário no setor, a família deu início ao mapeamento de possíveis sucessores da terceira geração, em 2016. A inciativa de somar forças dos irmão foi fruto de um processo de coaching e o resultado foi a abertura da BTJ AQUA, em 2018. A empresa foi criada para expandir os negócios da família no segmento da aquacultura, devido a experiência prévia dos líderes neste ramo. Nos anos de 2019 e 2020, foram inauguradas três fazendas de produção de tilápia e um frigorífico, localizados na região de Ilha Solteira, Sud Mennucci e Santa Clara do Oeste, em São Paulo, além do back office implantado em Ribeirão Preto, também no estado paulista.

“Atuamos em duas atividades no segmento de pescados, tanto na produção quanto no processamento da tilápia. Hoje são mais de 210 funcionários que fazem parte da empresa. A experiência do meu pai com a tilápia deu base para entendermos sobre a produção deste peixe e montar um plano de negócios. Escolhemos a tilápia, devido a rentabilidade histórica, por se tratar de uma proteína extremamente eficiente, com uma pegada sustentável interessante e levando em consideração o momento atual, em que o mundo começa a demandar por alimentos mais nobres e saudáveis. A tilápia tem essas características, por ser uma proteína versátil e suave. Ela entra no prato dos brasileiros como o peixe do dia a dia, ao lado do bife e do filé de frango, não sendo mais apenas uma opção de nicho. Estamos falando de um segmento relativamente novo se comparado a outras proteínas como suíno, bovino e aves, então há um grande potencial a ser explorado. Trabalhamos institucionalmente para promover um crescimento em tecnologia, desempenho zootécnico, melhoramento genético, além de novas práticas para aprimorar o manejo e a criação de valor na cadeia produtiva como um todo”, revela Felipe.

A parceria com a Galunion, por exemplo, veio para auxiliar no planejamento estratégico da BTJ AQUA nos próximos anos. Como o Food Service é um segmento mais exigente e o que mais reconhece valor em um produto de qualidade, o primeiro passo da consultoria foi mapear processos para que a marca apresentasse um produto de qualidade e um bom atendimento ao consumidor. Em 2020, o início do trabalho foi baseado no produto e em algumas estratégias comerciais, apoiando todo o processo de estruturação para a BTJ AQUA atender o mercado de alimentação. Entre os resultados, há a conquista de novos clientes, a fidelização dos que já faziam parte da carteira, maior valorização no mercado, começando a se destacar pela qualidade e pelo atendimento, além de ter uma diferenciação no valor reconhecido da tilápia. “Anualmente, conseguimos registrar um aumento de 30% nas vendas, com ações diferenciadas e visão de mercado, mas notamos que, apesar de termos um aumento significativo nos últimos três anos, conseguimos crescer com maior solidez e rentabilidade”, explica Felipe.

Sobre a Galunion

Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a Galunion atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a ANR (Associação Nacional de Restaurantes).