Negócios, varejo, atacado, distribuição, marketing, lançamento de produtos.

Duckbill no mercado de Food Service

Fundada em 2016 e com sede em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a Duckbill é uma rede especializada em cookies artesanais que está com um plano de expansão robusto para todo o Brasil. Atualmente, são 160 unidades em território nacional e mais 110 pontos já vendidos e em fase de implantação. Para acompanhar o crescimento da franquia, a marca contratou a Galunion, consultoria especializada no mercado de Food Service, para auxiliar na revisão estratégica e de inovação do cardápio. Ao iniciar o trabalho, a Galunion identificou que o desafio não estava apenas no cardápio, e sim em ter clareza estratégica do conceito em relação aos pontos de contato da marca com franqueados e clientes. Dessa forma, o escopo foi revisado para entregar o que o cliente realmente precisava naquele momento.

Durante o diagnóstico, foi possível observar que a Duckbill se enquadra como uma marca pop, urbana, irreverente e divertida. Mas, não estava clara a formatação do negócio, se era uma cafeteria ou se o posicionamento era de uma Cookie Shop. “Entendemos que a real necessidade era revalidar o conceito da marca, o posicionamento estratégico e, aí sim, estruturar uma oferta que suprisse esse novo posicionamento, sem abrir mão da excelência e do foco na satisfação do consumidor, garantindo assim fluxo, padrão e operacionalidade para o franqueado. Para que essa visão ficasse mais compreensível aos responsáveis pela franquia, apresentamos informações sobre qual seria a diferenciação entre os conceitos. Além disso, trabalhamos muito focados nas experiências, sejam elas on ou offline, evidenciando o papel de uma Cookie Shop no dia a dia do cliente, as principais características e os momentos de consumo. Com isso, foi possível reformular o cardápio e dar mais clareza à execução operacional da marca”, revela Rafael Cunha, diretor de operações da Galunion.

“Ao redefinirmos o escopo, realizamos reuniões para discutirmos alguns pontos a serem trabalhados e uma final, que foi essencial, pois trouxe importantes estudos da Galunion sobre a nossa empresa e as principais tendências de mercado que poderíamos incorporar em nosso negócio”, revela o fundador da Duckbill, Rafael Naves.

A Galunion pensou em estratégias para superar a expectativa dos consumidores em vários momentos do dia, por meio de um mix adequado com muita qualidade nos produtos e promovendo uma experiência diferenciada. Um ponto interessante foi a identificação da oportunidade de comunicar um atributo dos cookies da marca, feitos com ingredientes reconhecíveis e de qualidade, que está alinhado com uma forte tendência de mercado trazida pela Galunion, a da indulgência sem culpa, que passa pela preferência por alimentos “reais” ou clean label.

 

Tudo isso influenciou diretamente nas lojas da rede. E para que o cookie ganhasse ainda mais valor agregado, a comunicação do PDV foi aprimorada, para passar ao cliente a qualidade dos ingredientes e dos produtos vendidos pela rede. Isso impactou nos diferentes formatos de negócios da franquia, tendo cardápio completo para atender um fluxo maior de pessoas em todos os períodos do dia no modelo Full e um cardápio reduzido, nos modelos Compacto e Quiosque.


“Para nós, os maiores desafios enfrentados foram a implementação das ideias e a redução do cardápio para deixá-lo mais assertivo. No decorrer do estudo, conseguimos entender e encaixar as tendências e a visão de mercado com o que a gente já tinha e pensava em ser. Estamos realizando as mudanças em parceria com toda a rede de franqueados. Dessa forma, acreditamos que os resultados poderão ser sentidos por todos que compõem a marca em médio prazo. Internamente, o retorno que vejo é uma equipe mais alinhada com o mesmo propósito. Contamos com um time muito criativo e competente, mas antes do projeto eu sentia que cada um seguia para um lado. Depois da consultoria da Galunion, todos estão no mesmo sentido, atuando alinhados, com o mesmo pensamento e com a certeza de quem é a Duckbill e até onde queremos e podemos chegar. No meu ponto de vista, esse vem sendo o melhor resultado”, finaliza Rafael Naves.