REVISTA COMÉCIO & MERCADO

ORGÂNICOS

Brasil participa da Biofach Alemanha

Empresas promovem a agricultura orgânica brasileira

 

Empresas brasileiras associadas ao Projeto Organics Brasil marcam presença na Biofach 2010, a mais importante feira internacional de produtos orgânicos, realizada no início do ano em Nuremberg, Alemanha. O evento reuniu mais de 2700 expositores e teve visitação de cerca de 46 mil empresas do setor de aproximadamente 110 países; e inclui a feira exclusiva para cosméticos – a Vivaness – com 180 expositores.

 

O projeto Organics Brasil, que conta com 74 empresas exportadoras de orgânicos, participou com estandes nas duas feiras com 11 de seus associados; o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), levou 15 cooperativas regionais de produtos dos diferentes biomas do Brasil; e a Itaipu Binacional mantém um trabalho de sustentabilidade com mil produtores familiares de orgânicos nas regiões em torno da formação da represa de Itaipu.

 

O Brasil tem alcançado números surpreendentes no mercado orgânico. De acordo com a IFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica) o País é o terceiro com maior área certificada à agricultura orgânica (1,77 milhão de hectares) e o segundo com maior área extrativista (6,18 milhões de hectares). O Projeto Organics Brasil tem a finalidade de reunir em torno de uma marca única empresas entre produtores, indústrias e trades, com o objetivo de promover os produtos orgânicos brasileiros.

 

O mercado estrangeiro de orgânicos movimenta US$ 45 bilhões/ano; só o europeu é responsável por mais de US$ 25 bilhões. O Projeto Organics Brasil, que alcançou em 2009 a marca de US$ 44,3 milhões em negócios fechados em seis feiras internacionais, participa dos principais eventos do setor com o objetivo de reforçar a marca Brasil: “Em 2009, no auge da crise econômica mundial, durante a Biofach Nuremberg os negócios ficaram em US$ 34 milhões. Neste ano, a previsão é a de abertura de novos mercados, especialmente o leste europeu, e fortalecer os negócios com os mercados americano e europeu”, explica Ming Liu, coordenador executivo do Organics Brasil.

 

Agricultura Orgânica

Para a maioria dos consumidores, alimento orgânico é simplesmente aquele produzido sem agrotóxicos. Porém, há muito por trás desse conceito. Produzir um alimento orgânico implica adotar um sistema de produção agrícola cuidadosamente planejado para manejar o solo e os recursos naturais de modo equilibrado.

 

O produtor orgânico é aquele que se preocupa em preservar a água, plantas, animais, insetos e toda a biodiversidade ao redor da sua propriedade, mantendo todos esses elementos num estado de equilíbrio entre si e com os seres humanos.

 

O alcance ecológico desse conceito é bastante amplo, e há também um resultado social inestimável que é alcançado pela agricultura orgânica, seja pela adoção de metodologias científicas que contribuem para que as lavouras se tornem sustentáveis no longo prazo, seja pela melhoria das condições de trabalho e de saúde dos produtores.