REVISTA COMÉCIO & MERCADO
ATACADISTA
Pernambuco recebe Martins
As perspectivas em torno do desempenho do Grupo Martins nos diversos mercados em que atua são bastante favoráveis, a julgar pelos investimentos que vêm sendo realizados. Um exemplo foi a inauguração, no início do ano, do Centro de Armazenagem e Distribuição Regional (CDR) em Recife, que tem o objetivo de atender melhor os clientes de Pernambuco. A nova unidade, que dispõe de uma área com mais de 10 mil metros quadrados, conta com 93 novos colaboradores.
Com a nova filial em operação, o Martins, que já atuava no Nordeste – uma das três Centrais de Armazenagem e Distribuição (CAD) está localizado em João Pessoa, Paraíba – se fortalece ainda mais na região.
Além dos investimentos, também contribuem para reforçar as expectativas otimistas alguns números referentes a empresas grupo. O site e-Fácil (www.efacil.com.br), por exemplo, depois de superar a meta de 2009 no e-commerce, já iniciou 2010 com a conquista de mais um resultado digno de comemoração: as vendas de janeiro foram 89% superiores ao mesmo período de 2009. Além disso o e-Fácil alcançou outros resultados impressionantes, que fizeram do mês de janeiro um marco histórico para o Sistema Integrado Martins (SIM). Entre eles: mais de 400 milhões de impressões da marca e-Fácil na Web; mais de 1,85 milhão de visitas no site durante o mês; recorde de visitas em um único dia, com 89 mil visitantes; recorde de pedidos e recorde de vendas totais (antes de análise de crédito) em um único dia.
Um outro exemplo de empreendimento de sucesso é a Rede Smart. Criada pelo Sistema Integrado Martins em julho de 2000 para dar condições de igualdades aos pequenos e médio varejistas de competir com os grandes nomes do ramo, ela se consolida hoje como a maior rede de supermercados do Brasil em número de lojas e a quarta maior em faturamento. Atualmente são 1300 supermercados filiados em mais de 800 municípios, que abrangem 18 Estados – Pará, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul – além do Distrito Federal. Um aumento significativo se comparado ao início da rede, com um projeto piloto na região do Triângulo Mineiro (MG) que englobava 35 lojas.
O conceito da Rede Smart está alinhado à missão do Martins de integrar produção e consumo por meio de um sistema de relações de qualidade que capacite seus integrantes para cooperar e competir, atuando segundo os princípios da sustentabilidade com foco em resultados. A força da Rede Smart pode ser mensurada pelos 680 mil m2 de área de vendas, mais de 50 milhões de consumidores por mês nas lojas e faturamento superior a R$ 7,3 bilhões ao ano.
Paralelamente, merece destaque também o portal da Universidade Martins do Varejo (UMV), criado pelo grupo, que ganhou reconhecimento entre portais estrangeiros e é considerado um dos melhores do mundo na área de educação para o varejo e um dos que mais contribuem para o desenvolvimento das empresas e dos profissionais do setor. Em uma lista baseada em pesquisas com profissionais do varejo, figuram juntamente com o site da UMV os de entidades e empresas de renome internacional como: National Retail Federation (NFR), ECR Europa, Instituto Endeavor, Springwise, Kamcity e CCI-Yale, ligado à tradicional universidade americana. Segundo a pesquisa, todos sites concorrentes ajudam a gerenciar negócios e a crescer profissionalmente. O site da UMV é considerado um ambiente vasto em informações para pequenos e grandes varejistas. O site disponibiliza manuais de merchandising para downloads.
“O portal é enciclopédia do varejo, que pode apoiar pequenos empreendedores na montagem e gerenciamento de seus negócios”, explica o gerente da UMV, Marco Antonio Tannus Filho.
Sistema Integrado Martins
O sucesso das pequenas e médias empresas é vital para o desenvolvimento sustentável da sociedade. E um sistema que capacite essas empresas a cooperar e competir gerando relações de qualidade, integrando produção e consumo, é a melhor solução para garantir esse sucesso. Essa é a visão do Sistema Integrado Martins, que congrega a Martins Comércio e Serviços de Distribuição (Atacado), o Tribanco, seu braço financeiro, a Universidade Martins do Varejo (UMV) e a Rede Smart.
Esta denominação – Sistema Integrado Martins – foi definida após um trabalho minucioso de observação do modelo de negócio da corporação e preparação para a nova fase de crescimento. “Quando falamos em sistema remetemos a uma combinação de partes coordenadas que se complementam para um mesmo fim”, explica o Presidente do Sistema Integrado Martins, Alair Martins do Nascimento.
“Percebemos que, muitas vezes, o nosso cliente precisa tanto de mercadorias para abastecer sua loja quanto de apoio financeiro para manter seu crescimento, de um apoio educacional para ficar atualizado frente à concorrência e de uma rede organizada para ganhar mais força em seu mercado. É com essa visão que trabalhamos”, exemplifica.
Com sede em Uberlândia (MG), o Sistema Integrado Martins conta com cerca de 5500 colaboradores (como são denominados os funcionários) e concluiu 2008 um faturamento de R$ 4,1 bilhões. Fundado há 55 anos por Alair Martins do Nascimento, a organização possui uma carteira com 370 mil clientes ativos em todo o país e é líder em seu setor no Brasil.
Trajetória bem-sucedida
A trajetória de sucesso do grupo Martins iniciou-se em 1953, quando o jovem Alair Martins, aos 19 anos, convenceu seus pais a vender um sítio da família para montar um armazém de secos e molhados, o Borges Martins. Primeiro empreendimento comercial Martins, o estabelecimento foi inaugurado em 17/12/1953, em Uberlândia, instalado na Avenida Brasil, próximo ao ponto de “jardineiras” que faziam o transporte para os distritos próximos.
Assim, pode-se dizer que o Martins já começava facilitando as compras para quem morava longe do centro de Uberlândia.
No fim dos anos 1950, Borges Martins adquiria uma pequena frota de caminhonetes compradas de segunda mão e já se destacava o abastecimento de caminhoneiros. Logo os excedentes de estoques comprados pelo armazém começavam a ser revendidos a outros comerciantes. Era o início da atuação do Martins no setor de atacado-distribuidor.
Posteriormente o atacado passou a ser a única atividade da empresa, encerrando o varejo e iniciando a conquista de novas fronteiras. Veículos novos foram adquiridos e o armazém se expandiu além de sua sede na Avenida Brasil com o aluguel de depósitos. Assim, a empresa experimentou um crescente desenvolvimento, diversificando suas atividades com o passar dos anos até tornar-se o grupo com o porte que tem hoje.