REVISTA COMÉCIO & MERCADO
MERCADO
Tarifas Aéreas
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) avaliou, após comparações com meses anteriores, que os preços das passagens aéreas dispararam no último trimestre do ano passado, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir de novembro, a lata dos preços dos bilhetes aéreos foi de 18%, seguida pelos 46% registrados em dezembro. No ano, segundo o IBGE, a taxa acumulada foi de 31,89%.
Sustentabilidade
Os produtos dos fornecedores do WalMart Brasil que participam do programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta – 3M, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, Johnson & Johnson, Nestlé, Pepsico, P&G e Unilever -, além da marca própria TopMax, estarão disponíveis nas gôndolas dos pontos-de-venda da varejista em breve. Lançado recentemente, o programa prevê o desenvolvimento de produtos e categorias que tenham menor impacto no meio ambiente durante seu ciclo de vida.
Hotéis
Buscando uma padronização e um referencial para os meios de hospedagem, o setor hoteleiro do Brasil vai passar por mudanças. Com esse objetivo, o Ministério do Turismo (MTur), em conjunto com o INMETRO e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), vem realizando uma série de encontros nas cinco regiões do País com o objetivo de estabelecer as matrizes para uma nova classificação dos meios de hospedagem brasileiros.
De acordo com comunicado do Ministério do Turismo, os encontros estabelecerão critérios para oito tipos de empreendimentos: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats-fazenda, hotéis de selva, hotéis-históricos e os chamados cama e café.
Turismo
O turismo mundial apresentou queda de 4%no ano passado, por conta dos efeitos da crise mundial, mas as previsões do setor para este ano são otimistas. De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), a expectativa para 2010 é de uma alta de 3 a 4%.
Essa previsão tem a ver com o desempenho do setor no segundo semestre do ano passado, principalmente no último trimestre, quando já eram notados sinais de recuperação.
Marcas próprias
O faturamento das marcas próprias cresceu 7% em 2009, em relação ao ano anterior. De acordo com estudo de Marcas Próprias 2009 da Nielsen, no Brasil há cerca de 18,2 milhões de compradores desse tipo de mercadoria.
Segundo a Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias), um dos motivos pelos quais as pessoas compram esses produtos é a qualidade, mas a principal razão é o preço das mercadorias, geralmente mais baixo do que o das marcas convencionais. Assim, o custo-benefício ganha peso na hora das compras.
Zero trans
Um levantamento feito pela Associação Nacional da Indústria de Biscoitos – ANIB – e Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo – SIMABESP – mostra que 65% dos biscoitos disponíveis no mercado brasileiro estão livres da gordura trans. “Os fabricantes reagiram imediatamente após terem conhecimento de que a gordura trans pode prejudicar a saúde do consumidor”, assegura José dos Santos dos Reis, presidente do SIMABESP e vice-presidente da ANIB. Ele acredita que o uso de gordura trans no setor de biscoitos estará extinto em pouco tempo.