Mall gastronômico
PZ Ecomall, inaugurado há pouco mais de um ano em Balneário Camboriú (SC), chama atenção de visitantes pelo projeto que traz conceito de design biofílico e pelas ações sutentáveis
Apesar das incertezas econômicas e sociais causadas pela pandemia da Covid-19, um novo espaço gastronômico e sustentável entrou para a rota dos destinos turísticos gastronômicos no Sul do país em 2021. Trata-se do PZ Ecomall, da PZ Empreendimentos, que traz integração da natureza para os restaurantes de culinária natural e internacional italiana, havaiana e oriental, além de gelateria, cafeteria, pizzaria, cervejaria, lojas de vinho, drinks e outras bebidas que ocupam o espaço.
O lugar inovador, localizado na Avenida Brasil, esquina com a Rua 3500, em Balneário Camboriú (SC), foi inaugurado há pouco mais de um ano e projetado com design biofílico, arquitetura que prega uma ligação dos seres humanos com a natureza. Uma característica que pode ser observada por meio da arborização, em contraste com os arranha-céus da cidade, através das 11 árvores plantadas no local que absorvem, em média, 15,6kg de CO² por ano, totalizando 171kg. Além do verde, outro destaque é o projeto que favorece a ventilação e iluminação natural. Outra característica sustentável é o modelo construtivo chamado dry construction que garantiu a agilidade no andamento da obra em 60% e a economia de materiais.
Ações sustentáveis
Além da arquitetura sustentável, o PZ Ecomall é considerado o único mall gastronômico de Santa Catarina que transforma restos de comida em adubo através de uma composteira própria. Para se ter uma ideia, o local transformou, apenas em 2021, aproximadamente 20 toneladas de lixo e resíduos orgânicos em húmus – uma espécie de terra bem preta, rica em nutrientes para as plantas.
“O PZ Ecomall não foi apenas projetado para ser um local com arquitetura sustentável e excelente gastronomia. Temos uma preocupação contínua para a viabilidade e desenvolvimento socioeconômico e cultural das regiões que atuamos atrelado à preservação do meio ambiente. Analisamos sempre o nosso impacto para minimizá-lo, utilizando da melhor forma os recursos naturais e sempre visando o bem-estar e a experiência dos consumidores”, explica Filipe Pitz, CEO da PZ Empreendimentos.
Além disso, somente em 2021 mais de 250 mil litros de água pluvial (chuva) foram captados e deixaram de ser usados da rede municipal. A maior parte do volume é utilizado diariamente para a manutenção das instalações do Ecomall, como limpeza de banheiros e na irrigação do jardim. Outra característica é que todos os restaurantes utilizam materiais ecológicos, como canudos e embalagens para delivery, contribuindo com a reciclagem.
Sobre a PZ Empreendimentos
A PZ Empreendimentos é uma empresa ESG – Environmental, Social and Governance (Meio ambiente, Social e Governança) que se preocupa com a forma como os resíduos são tratados, o consumo de energia e prevenção de riscos ambientais; com questões de direitos humanos e integração com a comunidade local; e segue o modelo de governança que protege os investimentos feitos pelos acionistas, foca em transparência, no conselho fiscal e na conduta corporativa. Em janeiro de 2021, entregou o PZ Ecomall, primeiro mall gastronômico sustentável de Santa Catarina, localizado em Balneário Camboriú (SC) que une lazer, gastronomia e arte. Até o final do ano de 2022, irá apresentar o primeiro edifício residencial da incorporadora na cidade de Camboriú, SC.