Ele costuma ser pequeno, mas de total importância para manter a privacidade dos moradores e impactar os visitantes com seu estilo: o lavabo. Por se tratar de um ambiente utilizado por pouco tempo, a liberdade de ousar e impactar é prerrogativa para a realização dos projetos de interiores! Por sua relevância, profissionais da arquitetura e design de interiores se debruçam sobre o ambiente criando soluções, inovações e deixando o local impactante e, ao mesmo tempo, acolhedor.
Esse é o caso da arquiteta Daniela Funari, que adora desenvolver lavabos sofisticados e com a personalidade dos moradores. “O lavabo deve ser um espaço de experiência. Além de ser conceitualmente diferente e composto por itens que destacam, deve ser confortável e ergonômico”, define a profissional. Para entendermos melhor sobre o tema, conversamos com ela para trazer inspirações – pautadas a partir de seus projetos –, e dicas para produzir o espaço. Confira:
Erros comuns e ideias práticas
A arquiteta afirma que alguns erros devem ser evitados para uma melhor experiência como, por exemplo, incluir uma cuba de tamanho proporcional para a lavagem das mãos lavar as mãos – caso contrário, é possível que a cada uso ocorram respingos de água em demasia ou mesmo no piso. Para que a cuba seja funcional e tudo permaneça sempre sequinho no ambiente, a profissional indica cubas esculpidas com saia longa.