Lançamento de produtos, arquitetura, engenharia, design, varejo, atacado, informações sobre negócios,

Piso intertravado

O uso de piso intertravado na pavimentação de vias urbanas já é uma realidade em Fortaleza. Além de estar na Beira-Mar da capital, sendo uma das partes essenciais da revitalização do espaço, o material será usado na construção de novas ruas, em substituição ao asfalto. Uma das principais vantagens deste tipo de material em relação ao tradicional pavimento derivado do petróleo é a facilidade de escoamento da água da chuva.
“Por conter pequenas fissuras entre os blocos, a água corre diretamente para o solo, evitando poças e o desgaste do piso. Este é um dos fatores pelos quais a durabilidade do pavimento intertravado é maior que a do asfalto”, explica Giuseppe Vergnano, engenheiro da Planet Smart City, líder global na construção de cidades inteligentes.
Outro benefício do intertravado é que o material não forma ilhas de calor, ao contrário do asfalto, por conta da maior facilidade de dissipação do calor solar. Isto contribui com a diminuição da temperatura ambiente da cidade. “Em um clima no qual a incidência do sol é forte, propor alternativas de diminuição do calor acaba sendo de grande valia”, analisa Vergnano.

Um fator econômico também pesa contra o asfalto: o material sofre as variações de preço do petróleo, sua matéria-prima, o que dificulta na hora do orçamento para obras. Com maior constância no valor de produção, os blocos que compõem o piso intertravado são uma garantia de que a verba para determinada pavimentação seja cumprida, o que dá maior segurança financeira.

A Planet Smart City investiu em uma fábrica própria de pisos intertravados, a SG Premoldados. Totalmente automatizada, ela fica na área reservada a indústrias na Smart City Laguna e produz em média 450 mil m² de piso por ano, dependendo da demanda do mercado.

“O mercado está apontando, significativamente, numa pavimentação com blocos intertravados. A Prefeitura de Fortaleza sinalizou, recentemente, que lançará mão da modalidade de piso para suas obras. O piso intertravado é o futuro e o presente”, destaca Gabriele Maifredi, diretor geral da SG Premoldados.
Além do uso da própria empresa, o material é vendido para outras construtoras, para uso privado e público — é da SG o piso intertravado da Beira-Mar. “Fomos escolhidos pela alta qualidade dos produtos, garantias no que diz respeito a serviço, entregas e seriedade da empresa”, reforça Maifredi.

Sobre a Planet Smart City:

A Planet Smart City foi fundada em 2015 pelos especialistas imobiliários italianos – Giovanni Savio e Susanna Marchionni. Líder global em Cidades Inteligentes Inclusivas, a companhia tem sede em Londres, com escritórios na Itália, Brasil, Reino Unido e Índia. A Planet está executando um ambicioso plano de expansão, que inclui o lançamento de 30 projetos no mundo até 2023. No Brasil, a companhia conta com cinco projetos, sendo dois empreendimentos em operação no Ceará; um no Rio Grande do Norte; e dois na capital paulista.

Mais informações em Planet Smart City.