Cadeira Juno: Nova interpretação para uma peça vernacular
Das composições musicais ao mobiliário autoral, o designer Henrique Nini é um artista plural em sentimentos e criações. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade, ainda em curso passou a desenvolver e assinar suas primeiras peças, sem deixar de conhecer os caminhos do design gráfico, da poesia e da própria arquitetura.
A cadeira Juno, por exemplo, nasceu da proposta de ressignificar uma peça vernacular do mobiliário brasileiro: o banco caipira. Conhecido por gerações como o apoio do “faz tudo” em afazeres do campo, a peça ganha através do olhar de Henrique Nini, uma nova proposta, desta vez, como cadeira.
“Esta leitura traz linhas predominantemente ortogonais associadas ao “v” invertido dos pés, a Juno, embora evoque uma forma amplamente conhecida, se apresenta com certa excentricidade para uma cadeira. Destaco aqui o desenho peculiar dos estofados e as sábias resoluções estruturais, que lhe conferem apuro e contemporaneidade.” Diz Henrique Nini
Sobre Henrique Nini
Detalhista e também dedicado às artes visuais, poesia e música, o designer apresenta ao mercado sua nova marca, dez anos após o início de sua carreira, consciente de seus traços aprimorados e constância criativa. Em seu processo, sente que toda criação esta atrelada aos sentimentos e estados de espírito. O resultado se percebe em peças que refletem um lugar íntimo. Um olhar atento, por meio de linhas assimétricas, para a relação entre funcionalidade e movimento.
Muito além do desenho, estantes, bancos, camas, mesas, cadeiras, escrivaninhas e aparadores traduzem a personalidade do autor pelas aplicações de cordas e uso de técnicas construtivas com desdobramento estético. Para Henrique Nini, a nova coleção de mobiliário representa usabilidade e conforto e impacta ao propor algo de inesperado e fugir do comum com uma certa desarmonia estética calculada.
Créditos das Fotos:
@henriquenini_estudio
Fotógrafo: Ícaro N Silva
Produção do Ensaio: Yume Filmes