Negócios, varejo, atacado, distribuição, marketing, lançamento de produtos.

Moinho do Nordeste

O Moinho do Nordeste, uma das maiores empresas moageiras de trigo do Brasil, está investindo em diversas inovações que visam tornar seus produtos mais sustentáveis. Para isso, tem investido em embalagens mais sustentáveis com matérias-primas renováveis, na economia de recursos naturais e em programas de gestão de resíduos, entre outros.

A empresa criou as novas embalagens para misturas para bolo de 400g que têm o selo I’m green, da Braskem. Elas são produzidas com 60% de polietileno verde na sua composição, uma matéria-prima de fonte renovável, produzida a partir de cana-de-açúcar brasileira. A fabricação é sustentável porque reduz a produção de gases que produzem o efeito estufa e os produtos utilizados são 100% recicláveis.

“A utilização do selo I’m green nos coloca em um novo patamar de empresas que apoiam as causas sustentáveis, já que esse é um reconhecimento presente em grandes empresas no Brasil e no exterior”, afirma o diretor-presidente Valdomiro Bocchese da Cunha. “Queremos proporcionar ao consumidor maneiras de causar impactos ambientais positivos, de forma consciente, prática e sem sair da rotina”, explica.

A empresa também implantou a substituição do papel branco pelo papel kraft, o qual utiliza menos recursos hídricos e químicos na sua formulação na embalagem da farinha integral de 1kg, nos cartões de visita e sacolas.

Há anos, a empresa conta com um programa de gestão de resíduos, trabalhando junto a fornecedores e cooperativas locais no processo de logística reversa e destinação de materiais para reciclagem. Internamente, ainda há outras iniciativas voltadas para a redução da pegada de carbono, como a priorização do uso de energias renováveis; a digitalização de processos visando a redução do uso de papel e impressão; e a manutenção de programa 8S entre os colaboradores visando o uso inteligente de recursos.

“Com essas ações, o Moinho do Nordeste quer reafirmar seu compromisso com o planeta e se comprometer a continuar buscando soluções e parcerias para ampliar suas iniciativas sustentáveis. Tão importante quanto a qualidade dos nossos produtos, está a preocupação com o planeta em que vivemos”, disse Bocchese da Cunha.

Sobre o Moinho do Nordeste
O Moinho do Nordeste é um dos principais moinhos de trigo do Brasil. Produz farinhas e misturas para pães e bolos, com distribuição para as regiões Sul e Sudeste do país. Fundado em 1946, o Moinho do Nordeste têm duas unidades fabris em Antônio Prado, no Rio Grande do Sul e em Pinhais, no Paraná. Com o lema “Inovar para Inspirar”, a empresa oferece em seu portfólio a solução que melhor se encaixa nas necessidades de cada cliente, seja para uso doméstico, comercial ou industrial. Além disso, ela exerce forte engajamento social nas comunidades em que atua, promovendo visitas às suas fábricas, cursos e treinamento abertos aos mais diversos públicos.