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Filhos adultos são os que mais gastam com produtos de beleza

 

Os lares brasileiros com filhos adultos são os que mais gastam com produtos de beleza e higiene pessoal no Brasil, aponta levantamento da multinacional de painéis de consumo Kantar. Este grupo é o que incluiu produtos destas categorias com mais frequência no carrinho de compras e, a cada visita ao ponto de venda, gasta, em média, R$30,64. Na sequência, as mulheres que trabalham formalmente dentro ou fora de casa costumam gastar até R$29,57. As famílias monoparentais têm um ticket médio de R$28,53, enquanto as donas de casa com mais de 50 anos costumam desembolsar R$27,86 por cada compra. As donas de casa de até 29 anos têm menor poder aquisitivo, apesar de forte influência nas escolhas e gastam, em média, R$25,82 a cada oportunidade.

Os canais de compra que cada um destes grupos elege na hora de levar para casa fragrâncias, shampoos, loção pós-barba e protetores solar, por exemplo, também varia e tem sofrido modificação com os anos. Os supermercados estão entre os preferidos dos lares monoparentais. Farmácias, small box e porta a porta estão no radar das mulheres com mais de 50 anos. Enquanto hipermercados e varejo tradicionais são escolhas frequentes dos demais grupos.

Estes comportamentos dos consumidores refletem as novas dinâmicas familiares da população e chegam para a indústria como desafios e oportunidades. “Estas mudanças trazem novos targets potenciais, como as donas de casa com mais de 50 anos, por exemplo. Se analisarmos este grupo, elas têm cada vez mais famílias menores e rendas maiores, ao mesmo tempo em que buscam mais qualidade de vida e, para isso, procuram produtos certos em canais de venda específicos. Neste cenário, para as marcas, os obstáculos estão em adequar as embalagens, oferecer opções com benefícios essenciais e se posicionar no canal adequado”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.

Ainda de olho neste grupo, os brasileiros com mais de 50 anos representam mais de 30% da população. Segundo o levantamento, 57% deles vivem em lares com uma ou duas pessoas e 42% não têm filhos. Por este conjunto, muitos gastam mais do que o restante da população em higiene e beleza. Os cremes, por exemplo, têm penetração em 49,9% dos lares maduros e, nestes lares, as despesas com estes produtos podem ser até 7% maior do que a média geral.

Quando o assunto é maquiagem, o batom é o principal aliado das mulheres com mais de 55 anos. Ele está presente na rotina de 98,1% delas. Isso porque lábios secos ou rachados são, ao lado das olheiras, suas principais preocupações de beleza. Além do batom, elas buscam também sabonete líquido, lenços umedecidos e removedor de maquiagem como prioridade. De acordo com a Kantar, o principal objetivo ao usarem os produtos é definir o formato dos olhos e boca e criar uma aparência saudável. Esta faixa etária se mostra também como consumidoras fiéis, já que as principais razões que as levam ao ponto de venda são para encontrar uma marca que sempre usam ou comprar uma marca de qualidade que gostam.

Sobre a Kantar

 

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria, e a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar sua experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham nela contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

 

Para mais informações, por favor, acesse www.kantar.com/worldpanel.

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