Comércio exterior, negócios, varejo, atacado, marketing, lançamento de produtos.

Dia dos Namorados: apresenta queda de 18% no ticket médio.

O Dia dos Namorados é uma data bastante representativa para o varejo online. Ainda mais agora, com o “novo normal” causado pela pandemia da Covid-19 que transformou para sempre o setor do ecommerce.

Em tempos de isolamento, essa é uma data bem interessante para investigar o potencial que ela representa para os varejistas, e como o consumidor está lidando com o distanciamento social.

Pensando nisso a Intelipost, líder em tecnologia inteligente para logística no Brasil, realizou uma análise dos dados que passaram pela plataforma sobre as compras realizadas a partir do dia 25 de maio com prazo de entrega até o dia 12 de junho, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O ticket médio este ano foi menor, de R$307,01, uma redução de aproximadamente 18% em comparação ao mesmo período no ano anterior (R$377,62). Os setores que apresentaram maior redução foram o Automotivo (-258%), Telefonia e Celulares (-207%), Materiais de escritório (-172%) e o de Construção e Ferramentas (-45%).

Em contrapartida, algumas categorias tiveram aumento no ticket médio, Instrumentos Musicais (+92%), Informática (+49%), Esporte & Lazer (+46%) e Lojas de Departamento (+23%). Em relação ao número de cotações, foram realizadas, no total, +53 milhões dentro da plataforma Intelipost.

A queda global no ticket médio pode ser um indício de que os consumidores estejam comprando menos por impulso e mais produtos por utilidadade, e isso pode se manter após a normalização das operações do varejo físico.

Sobre a Intelipost
Com o propósito de simplificar a logística no mercado da América Latina, a Intelipost é a plataforma líder em gestão de fretes no Brasil. Com uma solução baseada em cloud logistics, que integra de maneira inteligente toda a cadeia logística com tecnologia de altíssima confiabilidade, a empresa atende mais de 4 mil lojas, e realiza, em média, 2 bilhões de cotações de frete por mês