Duckbill no mercado de Food Service

Fundada em 2016 e com sede em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a Duckbill é uma rede especializada em cookies artesanais que está com um plano de expansão robusto para todo o Brasil. Atualmente, são 160 unidades em território nacional e mais 110 pontos já vendidos e em fase de implantação. Para acompanhar o crescimento da franquia, a marca contratou a Galunion, consultoria especializada no mercado de Food Service, para auxiliar na revisão estratégica e de inovação do cardápio. Ao iniciar o trabalho, a Galunion identificou que o desafio não estava apenas no cardápio, e sim em ter clareza estratégica do conceito em relação aos pontos de contato da marca com franqueados e clientes. Dessa forma, o escopo foi revisado para entregar o que o cliente realmente precisava naquele momento.
Durante o diagnóstico, foi possível observar que a Duckbill se enquadra como uma marca pop, urbana, irreverente e divertida. Mas, não estava clara a formatação do negócio, se era uma cafeteria ou se o posicionamento era de uma Cookie Shop. “Entendemos que a real necessidade era revalidar o conceito da marca, o posicionamento estratégico e, aí sim, estruturar uma oferta que suprisse esse novo posicionamento, sem abrir mão da excelência e do foco na satisfação do consumidor, garantindo assim fluxo, padrão e operacionalidade para o franqueado. Para que essa visão ficasse mais compreensível aos responsáveis pela franquia, apresentamos informações sobre qual seria a diferenciação entre os conceitos. Além disso, trabalhamos muito focados nas experiências, sejam elas on ou offline, evidenciando o papel de uma Cookie Shop no dia a dia do cliente, as principais características e os momentos de consumo. Com isso, foi possível reformular o cardápio e dar mais clareza à execução operacional da marca”, revela Rafael Cunha, diretor de operações da Galunion.
“Ao redefinirmos o escopo, realizamos reuniões para discutirmos alguns pontos a serem trabalhados e uma final, que foi essencial, pois trouxe importantes estudos da Galunion sobre a nossa empresa e as principais tendências de mercado que poderíamos incorporar em nosso negócio”, revela o fundador da Duckbill, Rafael Naves.
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“Para nós, os maiores desafios enfrentados foram a implementação das ideias e a redução do cardápio para deixá-lo mais assertivo. No decorrer do estudo, conseguimos entender e encaixar as tendências e a visão de mercado com o que a gente já tinha e pensava em ser. Estamos realizando as mudanças em parceria com toda a rede de franqueados. Dessa forma, acreditamos que os resultados poderão ser sentidos por todos que compõem a marca em médio prazo. Internamente, o retorno que vejo é uma equipe mais alinhada com o mesmo propósito. Contamos com um time muito criativo e competente, mas antes do projeto eu sentia que cada um seguia para um lado. Depois da consultoria da Galunion, todos estão no mesmo sentido, atuando alinhados, com o mesmo pensamento e com a certeza de quem é a Duckbill e até onde queremos e podemos chegar. No meu ponto de vista, esse vem sendo o melhor resultado”, finaliza Rafael Naves.