GenV oferece £1 milhão para primeiro-ministro britânico adotar o veganismo por 1 mês
Generation Vegan (GenV), uma organização internacional sem fins lucrativos, está desafiando o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak adotar uma alimentação vegana por um mês em troca de uma doação de um milhão de libras para uma instituição de caridade de sua escolha. A oferta, que expira em 31 de janeiro, foi feita anteriormente ao Papa Francisco e ao presidente dos EUA.
As campanhas da GenV buscam destacar o impacto da pecuária no clima, poluição, desmatamento, perda de biodiversidade, potencial pandêmico, resistência a antibióticos, saúde pública e na vida de bilhões de animais – tanto de criação quanto selvagens.A CEO da GenV, Naomi Hallum diz, “O primeiro-ministro Sunak prometeu proteger o futuro do nosso planeta e falou mais de uma vez sobre a importância de mostrar compaixão. Agora, pedimos a ele que alinhe suas palavras com ações e adote uma alimentação baseada em plantas por pelo menos um mês. Nossa sincera esperança é que ele aceite nossa oferta de um milhão de libras. Pedimos que ele lidere pelo exemplo e mostre como a alimentação à base de plantas pode ser satisfatória, saudável e agradável – além de ética e ambientalmente positiva.
Em uma carta publicada em quatro grandes jornais britânicos, a Gen V convida o Sr. Sunak a aceitar a oferta “pela nossa terra, nosso planeta, nossa saúde, nossos agricultores e nosso futuro”.
A pecuária responde por até 85% das terras agrícolas, mas fornece apenas 32% de nossas calorias e menos da metade de nossas proteínas (1).
-Alimentar o mesmo número de pessoas com uma alimentação baseada em vegetais exigiria apenas um sexto da terra, deixando 14,5 milhões de hectares (2) disponíveis para restauração da natureza, reflorestamento e sequestro de carbono.
A pecuária é responsável por pelo menos 16,5% de todas as emissões (3) de GEE produzidas pelo homem.
Se todos comessem apenas vegetais, nossas emissões de GEE relacionadas a alimentos cairiam 70% (4).
A adoção de uma alimentação baseada em vegetais está associada à diminuição do risco de mortalidade e incidência (5) de doenças cardiovasculares.
Um novo estudo descobriu que alimentações à base de plantas reduzem o risco de câncer de mama na pós-menopausa em 18%, câncer de próstata em 31%, câncer colorretal em homens em 43% e o risco de desenvolver qualquer tipo de câncer em 14% (6).
Em uma pesquisa recente, 64% dos produtores disseram que considerariam a transição da pecuária totalmente desde que houvesse apoio financeiro (7).
Juntamente com os anúncios de página inteira nos jornais The Guardian, Metro, The Evening Standard e The i, a GenV ocupou os expositores da estação de metrô de Westminster, com 5.000 cartazes de campanha e outdoors. A GenV também está coordenando uma ação em larga escala no Parlamento e na Downing Street, envolvendo infláveis gigantes, materiais visuais e a distribuição de centenas de refeições veganas gratuitas.
“Milhões de pessoas já estão adotando – ou adotam – uma alimentação baseada em vegetais para proteger a sua saúde, animais e o planeta. Mas agora, à medida que múltiplas crises ambientais e de saúde se tornam cada vez mais graves, precisamos de liderança urgente, positiva e poderosa. Nossa esperança genuína é que o Sr. Sunak seja essa liderança e, se o fizer, estaremos prontos para assinar o cheque de um milhão de libras”, afirma Naomi Hallum.
WWF-UK. 2022. Future of Feed report. P6. https://www.wwf.org.uk/sites/default/files/2022-06/future_of_feed_full_report.pdf
https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/931104/structure-jun2020prov-UK-08oct20i.pdf
https://www.mdpi.com/2071-1050/13/11/6276/htm
https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.1523119113
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8604150/
https://www.ndph.ox.ac.uk/news/new-study-finds-lower-risks-of-cancer-for-vegetarians-pescatarians-and-low-meat-eaters