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Transformação comercial para duplicar

A Kellogg, Companhia proprietária de marcas icônicas como Pringles®, Sucrilhos®, Cheez-It®, Choco Krispis® entre outras, e presente no Brasil há 61 anos, aposta na expansão de seu portfólio multicategorias neste ano, com objetivo levar suas inovações à mesa dos brasileiros, nos quatro cantos do país. Para isso, parte das ações realizadas ao longo da transformação engloba a aquisição da marca catarinense Parati® e já enxerga os frutos das mudanças, com um time de vendas que dobrou sua produtividade nos últimos anos.
Com o tempo, a integração das estruturas já existentes deu origem a uma nova Companhia com grande vantagem competitiva: a experiência de uma estrutura otimizada com equipe de atendimento e sistema de distribuição próprio focado na região Sul, aliado à estrutura comercial consolidada com distribuição nacional via parceiros, um legado da multinacional Kellogg no Brasil. “Analisamos cuidadosamente os modelos de negócio que estavam em curso, a fim de dar tração à estratégia comercial da Companhia. Como resultado, foi desenhado um plano de ação que contempla a maturidade do negócio em cada praça e relevância de regiões específicas, de acordo com as prioridades estratégicas da empresa no Brasil”, explica Ricardo Roza, Diretor Comercial da Kellogg no Brasil.
De lá pra cá, a Kellogg se adaptou ao perfil do cliente operando um modelo Route-to-Market detalhado, que caminha em sincronismo com o crescimento da Companhia. No Sul e Sudeste, se manteve o atendimento direto aos clientes com a otimização da força de vendas e fortificando o trabalho com clientes-chave, enquanto as regiões Centro Oeste, Nordeste e Norte, receberam investimento de uma malha robusta para entregar nossos produtos via distribuidores.
Os avanços têm sido efetivos com evolução constante da Kellogg entre outros players da indústria de alimentos. “Como resultado desse trabalho, a produtividade média de um vendedor da Kellogg é significativamente superior, se comparado há 3 anos”, finaliza Roza. Segundo a pesquisa ADVANTAGE de 2022 que mede a qualidade do serviço prestado aos varejistas, a empresa foi um dos grandes destaques no ranking, principalmente em relação às grandes redes nacionais da região Sul e Sudeste.
A evolução da área expandiu a cobertura da empresa, triplicando o número de pontos de vendas em relação aos anos anteriores. De todos os SKU´s produzidos no complexo industrial da Kellogg em São Lourenço do Oeste, no estado de Santa Catarina, mais da metade são comercializados no Brasil e parte da produção é exportada para outros países, o que torna a operação nacional um grande hub para outras localidades da América Latina.
“Hoje a estrutura da Companhia nos permite operar em um modelo semelhante a uma startup, porém, dentro de uma multinacional, o que é um dos diferenciais competitivos da Kellogg no Brasil. Ou seja, temos uma agenda de crescimento ambiciosa com apoio da estrutura, conhecimento e ferramentas de uma grande empresa e a agilidade de um pequeno negócio para fazer acontecer com a meta de continuar crescendo nossa presença em mais pontos de vendas em duplo dígito”, explica Ricardo Roza, Diretor Comercial da Kellogg no Brasil.
Entre os objetivos de garantir a presença do portfólio da Kellogg para uma base maior de consumidores, a jornada de transformação agrega ainda novos modelos de atendimento ao mercado, como e-commerce direto ao consumidor e plataformas B2B, a fim de garantir uma empresa cada vez mais omnicanal. Em linha com a tendência do setor, o objetivo da Companhia para 2023 é manter a curva de crescimento de três dígitos, como ocorreu no ano passado. De acordo com dados da Cortex, o varejo é líder em adoção tecnológica no Brasil e o cenário se repete nos canais de venda, especificamente no digital: a expectativa é que a taxa de vendas online nacional chegue a 17%, a maior em todo mundo, conforme aponta estudo da eMarketer.
Sobre a Kellogg Company:
Na Kellogg Company (NYSE: K), nossa missão é contribuir para um mundo melhor e mais justo, onde as pessoas não sejam apenas alimentadas, mas realizadas. Temos como objetivo a criação de “Dias Melhores” e um lugar à mesa para todos por meio de nossas marcas icônicas, que incluem Pringles®, Cheez-It®, Kellogg’s® Corn Flakes, Kellogg’s® Granola, Kellogg’s® Müsli, Froot Loops®, Sucrilhos®, Trink® e produtos da linha Parati®. As vendas líquidas globais da Companhia em 2022 foram de aproximadamente US$ 15,3 bilhões, compostas principalmente por salgadinhos, cereais, biscoitos, refrescos em pó, alimentos congelados e massas. Como parte de nossa plataforma de propósitos, estamos ajudando no combate à fome, comprometidos a criar “Dias Melhores” para 3 bilhões de pessoas até o final de 2030. Para mais informações, acesse: www.kellogg.com.br