Negócios, varejo, atacado, distribuição, marketing, lançamento de produtos.

Comércio exterior para elas

A diretora de negócios da Apex Brasil, Ana Paula Repezza, vai apresentar no 3º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior (Emex), AMANHÃ, 4ª feira, 22, estratégias que podem aumentar a inclusão de mulheres no mercado de comércio exterior.
Nos últimos dias, lançamos o compromisso de equidade de gênero para garantir que sempre haja equiparação nos nossos cargos de liderança. Paralelamente, queremos dar apoio às empresas lideradas por mulheres que queiram começar ou aumentar as exportações”, afirma a executiva.
Atualmente, apenas 8% das empresas exportadoras apoiadas pela agência são comandadas por mulheres. Na visão de Ana Paula, além do baixo número de empresas geridas por mulheres, existem obstáculos a ser superados, como as dificuldades em negociar e no acesso a linhas de créditos.
O Emex é realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em parceria com o Hub Mulheres no Comex. A edição desse ano visa incentivar empresárias a explorarem mercados internacionais, além de ajudar no desenvolvimento profissional das mulheres que atuam no segmento. A fundadora do Hub Mulheres no Comex, Monnike Garcia, afirma que somente 13% das pequenas e médias empresas (PMEs) lideradas por mulheres são exportadoras.
“Precisamos mudar a mentalidade das empreendedoras para a cultura exportadora. Muitas pensam que não é possível ir além das fronteiras porque seus negócios são pequenos. O nosso trabalho é apoiá-las nessa jornada à exportação, mostrar que o mercado exterior é factível para elas, sim”, garante a coorganizadora do Emex, que também é CEO da Labcomex Consultoria Importação e Exportação MPMEs e Mulheres.
Criado durante a pandemia do coronavírus, o evento desse ano será presencial – no Centro do Rio de Janeiro – pela primeira vez, e contará com transmissão pela internet ao vivo mediante inscrições no site https://www.emex.live/.
Edições passadas
Os dois primeiros anos do Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior contaram um público total de quase 3 mil participantes, sendo 90% do gênero feminino. Quase 30% das mulheres que acompanharam os eventos ocupavam posições de destaque em suas organizações (presidentes, CEOs, diretoras e sócias), demostrando qualificação técnica e profissional. As duas edições do Emex foram realizadas integralmente em formato online, com um público composto por moradores de todas as regiões do Brasil, dos Estados Unidos e dos países da América do Sul e da Europa.
Sobre a AEB
A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma entidade privada sem finalidade econômica que congrega as empresas exportadoras e importadoras de bens e serviços, bem como as de atividades de apoio ao comércio exterior. Há mais de meio século atua em assuntos relevantes para a promoção de diversos segmentos da cadeia de negócios com o mercado externo, sempre atenta a conciliar as demandas dos associados ao interesse público. A AEB apresenta ao governo federal demandas e sugestões de políticas e medidas para incentivar as exportações e estruturar encontros que tracem diretrizes e estreitem diálogos entre empresários do setor e entidades governamentais.
3º Emex
Data: AMANHÃ, 22 de março
Horário: 9h45 às 17h
Local: Auditório da CNC – Rua General Justo 307, Centro, Rio de Janeiro