REVISTA COMÉCIO & MERCADO
VAREJO
Tendências do Varejo
Dentre os novos conceitos, um dos que se vêm mostrando mais eficazes nos dias de hoje é o de empresa voltada ao cliente (customer centicity), ou seja, o aprofundamento do conhecimento de compradores e consumidores, entendendo os atributos mais valorizados. A idéia, embora antiga, ganha uma nova dimensão: não se trata de simplesmente avaliar dados coletados para explicar resultados, mas utilizá-los estrategicamente para definição de ações como, por exemplo, estabelecimento de preços. Estima-se que cerca de 75% dos maiores varejistas do mundo consideram customer centricity uma das três principais estratégias nos dias de hoje.
Nesse cenário em que as atenções estão voltadas aos clientes, o atendimento é um dos quesitos de maior importância. “Mesmo assim, o simples discurso de que é preciso ter foco no consumidor e não em processos ou tecnologia é quase uma revolução, pois nunca tínhamos ouvido tanta ênfase nesse ponto”, comenta Marcos Gouvêa, diretor-geral da GS&MD, empresa de consultoria especializada em varejo, marketing e distribuição.
Outro assunto que vem cada vez mais despertando o interesse do setor é o crescimento do varejo on line, impulsionado, em parte, pela saturação de lojas no mercado americano depois de quase uma década de fartura. Vale destacar que esse panorama vem sendo observado não apenas nos EUS: as vendas do comércio eletrônico brasileiro, por exemplo, movimentaram R$ 1,6 bilhão em bens de consumo no período natalino de 2009. uma alta de cerca de 28% em relação ao ano anterior, de acordo com números divulgados por empresas de pesquisa. Dados coletados apontam também para uma mudança nas preferências dos brasileiros na hora de comprar via e-commerce. Se antes os produtos mais procurados eram aqueles mais baratos, agora já se verifica um crescimento na compra de produtos de alto valor agregado, como bens de informática e eletrodomésticos, contra a dominância, há poucos anos, de itens como CDs e DVDs.
Pós-NRF
Para apresentar ao mercado brasileiro as principais tendências e inovações discutidas durante a 99ª. Convenção Anual de NRF, a GS&MD – Gouvêa de Souza promoveu recentemente o evento Pós-NRF. Realizado em quatro capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e Porto Alegre), o encontro contou com a participação de especialistas qualificados, que apresentaram aos participantes uma síntese dos assuntos mais importantes que movimentaram a maior convenção de varejo do mundo.