Chile no Brasil
Acumulando mais de US$ 1 bilhão em exportações por ano somente para o setor alimentício, o
Chile pode ser considerado um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América Latina.
Com o propósito de intensificar essa parceria e fortalecer os laços com o País, o ProChile,
escritório comercial do vizinho andino no Brasil, trouxe 19 empresas para apresentar suas
novidades e estreitar o relacionamento com os distribuidores e importadores locais durante a
APAS Show 2018, configurando a maior participação de sua história no evento.
Reconhecida pelos vinhos e frutos do mar, muito presentes e valorizados pelos brasileiros, a
delegação andina surpreendeu os visitantes da feira com produtos diferenciados como os
frutos secos e snacks de sabores inovadores da ICB; as bebidas vegetais da Vilay; as nozes da
Southern Walnuts; a sangria em lata da vinícola Bis wines; e os extratos de frutas e vegetais
em pouchs prontos para o consumo da Fruselva America.
Terceiro produto mais exportado ao Brasil na categoria alimentos, as nozes tiveram um
aumento de 28% em relação ao ano anterior, movimentando US$ 33 milhões em 2017. Essa
receptividade foi sentida durante o evento. “Vimos um grande interesse por nossos produtos
em diferentes formatos. Sem dúvidas, cumprimos nossas expectativas de participação na APAS
e neste mercado”, afirma Matías Rodriguez, gerente comercial da Southern Walnuts,
exportadora de frutos secos, que em sua primeira ação comercial no Brasil firmou um contrato
de US$ 150 mil, com um importador de São Paulo, o que equivale a 5% de suas vendas.
O setor de frutos do mar foi outro que conquistou bons resultados no evento. A exportadora
Blumar comprometeu a venda de um importante volume de sua produção. “Tudo indica que
vamos embarcar 150 toneladas nos próximos seis meses para nossos atuais clientes. E temos
um potencial de 50 toneladas adicionais para novos compradores”, diz Pedro Ovalle, Gerente
de Vendas da Companhia.