REVISTA COMÉCIO & CONSTRUÇÃO
CONSTRUTORA
Tecnisa lança seu primeiro empreendimento no Paraná
A Tecnisa, que atua na incorporação, construção e vendas, comemora a sua chegada ao Paraná com o lançamento do empreendimento Silva Jardins, uma parceria com a Stuhlberger. Localizado em um terreno de 5 mil m2 na Av. Silva Jardim, 497, no Bairro Rebouças, em Curitiba, o empreendimento fica próximo ao Shopping Estação e terá duas torres, com sete andares cada, totalizando 146 unidades.
Os apartamentos, com plantas inovadoras, têm 74 ou 82m2 de área privativa, dois dormitórios e uma vaga na garagem, ou 103m2 de área privativa, três dormitórios e duas vagas na garagem, além das unidades de cobertura e garden. O empreendimento prima pela segurança, localização e lazer completo que privilegia a qualidade de vida. São mais de 20 itens, com destaque para as piscinas aquecidas, adulto e infantil, e raia de 25 metros, SPA, pista de caminhada, Fitness Center, Espaço PET, quadra esportiva, entre outros.
O lançamento tem um VGV total de R$ 46,6 milhões.
Esse valor se soma aos R$ 227,8 milhões relativos a lançamentos realizados pela Tecnisa em Salvador e Brasília no primeiro trimestre deste ano.
Além de marcar presença no mercado paulista, onde atua tanto na capital como no interior, a Tecnisa começou em 2007 um processo de diversificação geográfica. Com o lançamento do Silva Jardins em Curitiba, a construtora amplia o número de regiões onde está presente no Brasil. Além do Distrito Federal, a Tecnisa hoje possui negócios em São Paulo, Ceará, Bahia, Amazonas, Goiás e Paraná.
Crescimento e inovação
Com 32 anos de atividade, a Tecnisa S.A. é uma das maiores e mais tradicionais empresas do mercado imobiliário brasileiro e está entre as cinco maiores do mercado paulistano. Além de atuar de forma integrada (incorporação, construção e vendas), tem como diferenciais a forte reputação, foco no atendimento do cliente, qualidade de seus produtos, vendas pela internet e consistente rentabilidade. A Tecnisa integra o Novo Mercado da Bovespa e é negociada com o código TCSA3.
A crise financeira internacional não afetou o desempenho da companhia que, entre janeiro e março deste ano, vendeu 314,4 milhões, um crescimento de 37% em relação ao mesmo período de 2008. O bom desempenho pode ser atribuído ao forte volume de vendas dos empreendimentos lançados no quarto trimestre de 2008, que tiveram 49% de negócios fechados no início deste ano, com destaque para os empreendimentos localizados em Santos e Brasília.
A Tecnisa fechou o primeiro trimestre com um banco de terrenos que soma R$ 3,5 bilhões, mantendo uma posição confortável para os futuros lançamentos. O bom momento em que vive a companhia permite alçar outros vôos. Para este ano, a novidade é investir no público da terceira idade, com o lançamento de prédios que incorporam características da arquitetura inclusiva.
O projeto, batizado “Construindo com Consciência Gerontológica”, coloca a Tecnisa na vanguarda do mercado imobiliário quando se trata de propor a construção de empreendimentos levando em conta as necessidades da terceira idade. O projeto busca atender aos anseios do público de mais de 60 anos que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vai representar 15% da população brasileira – ou 32 milhões de pessoas – em 2025.
“Nossa expectativa é a de atrair clientes que buscam qualidade de vida e segurança e querem morar em um local onde se sintam integrados à sociedade”, afirma Patrícia Valadares, gerente de projetos da Tecnisa.
O resultado prático é que, a partir de 2010, os novos empreendimentos da Tecnisa terão áreas comuns de convivência, menos escadas, mais rampas, escadas submersas para facilitar o acesso às piscinas, fechaduras invertidas, pisos opacos e antiderrapantes, eliminação de cantos vivos, áreas de circulação e portas mais largas, entre outros detalhes. O primeiro empreendimento a incorporar essas características será lançado no segundo semestre deste ano, na Água Rasa, em São Paulo.
Outra novidade que a companhia está testando é possibilitar aos clientes tirar dúvidas sobre imóveis por meio de videoatendimento. A nova ferramenta, integrada ao site da Tecnisa, permite uma experiência totalmente inovadora de atendimento, á que os corretores on-line da empresa ficam em frente a uma câmera, conversam em tempo real, podem enviar imagens, mapas de localização e plantas dos imóveis. “Essa é uma experiência muito próxima de estar presencialmente em um estande de vendas”, explica Denílson Novelli, gerente de e-business da Tecnisa.
A expectativa da empresa é a de chegar ao final deste ano com 10% do atendimento on-line sendo feitos pelo videoatendimento. Hoje, 11% dos contatos on-line são por telefone, 36%, por chat e 53%, por e-mail. Em 2008, as vendas pela internet cresceram 43% em relação a 2007 e o site originou a venda de 506 imóveis, o que equivale a 27% do total de unidades comercializadas no Estado de São Paulo.
Hoje, 42 corretores da equipe própria da Tecnisa trabalham exclusivamente para atender às demandas originadas na internet.